EMPACOTAMENTOS DENSOS

1 - Quanto mais compacta é uma rede cristalina mais baixa tende a ser sua energia. Muitas cerâmicas possuem redes cristalinas compactas (cfc e hcp).

2 - As redes compactas cfc e hcp possuem dois tipos de interstícios, os tetraédricos e os octaédricos. Os sítios tetraédricos são menores de que os sítios octaédricos, como mostra a tabela de arranjos geométricos.

3 - A figura a seguir exibe um empilhamento de dois planos compactos de esferas de mesmo tamanho, que pode representar tanto a rede cfc quanto a rede hcp. O plano superior é constituído de esferas transparentes. O plano inferior por esferas azuis claras. É possível identificar ambos os tipos de interstícios.

4 - Os interstícios octaédricos estão ocupados por esferas vermelhas. Tomando uma esfera do plano compacto inferior como referência, nota-se que há sempre uma esfera vermelha associada a ela. Isto significa que para cada esfera do plano compacto há um interstício octaédrico. Em redes cristalinas iônicas compactas, as esferas dos planos compactos representam os íons maiores e as esferas menores que ocupam os interstícios octaédricos representam os íons menores.

5 - Os interstícios tetraédricos estão ocupados por esferas azuis escuras e por esferas amarelas. Tomando-se uma esfera do plano compacto inferior como referência, nota-se que há sempre uma esfera tetraédrica amarela associada a ela. Há também uma esfera azul escura para cada esfera do plano compacto inferior. Portanto, ao todo, para cada esfera do plano compacto, há dois interstícios tetraédricos. Em redes cristalinas iônicas compactas, as esferas dos planos compactos representam os íons maiores e as esferas menores que ocupam os interstícios tetraédricos representam os íons menores.

6 - Nem todos os sítios podem estar ocupados em uma estrutura cristalina. Isto depende das cargas de cada íon e da estequiometria do material.







Anterior | Índice Geral | Próximo