MANIPULAÇÃO DAS IMAGENS DINÂMICAS


O Jmol (visualizador das imagens dinâmicas) apresenta diversas possibilidades de alterar a forma de exibição das imagens. Você pode ampliar ou reduzir a imagem, alterar a velocidade de rotação, girar a imagem ao clique e movimento do mouse, exibir o nome dos átomos e outras. Siga as instruções abaixo para as operações básicas e experimente as outras alternativas.

1 - Clique o botão direito do mouse sobre a janela. Um menu será exibido, conforme a figura abaixo.


2 - Para parar o giro contínuo da estrutura ou alterar a velocidade de giro, escolha a opção spin e em seguida off. Aparecerão outras opções: on para reiniciar o giro, set x rate para determinar a velocidade de giro em torno do eixo x, set FPS para ajustar o número de figuras exibidas por segundo.

3 - A imagem pode ainda ser girada ao gosto do usuário. Basta desabilitar o giro automático, clicar com o botão esquerdo do mouse sobre a imagem e arrastar o cursor.

4 - Para ampliar ou reduzir a imagem, basta apertar simultaneamente a tecla shift e o botão esquerdo do mouse e arrastar o cursor.

5 - Para mudar a forma de exibição da estrutura cristalina, selecione a opção render, scheme e uma das opções seguintes. Por exemplo, spacefill exibe a estrutura no modelo de esferas rígidas.

6 - Experimente as outras opções e encontre modos de exibição que achar mais interessantes.

Voltar